O processo que produz alimentos para cães, gatos, peixes e cavalos chama-se extrusão, possuindo grande versatilidade, eficiência, altíssima segurança alimentar e produtos de excelente aproveitamento pelos animais. Tal processo é diferenciado, consistindo no cozimento dos ingredientes, conferindo formatação ao produto, o que facilita a apreensão no caso de cães e gatos, e flutuabilidade na água para peixes. Confere crocância, promovendo boa palatabilidade para os animais e, ainda permite tempo longo de prateleira. Durante todo o processo há rigoroso controle de qualidade, desde a seleção dos fornecedores de matéria prima, até a expedição final do produto.

Fluxograma de produção

O processo de produção de alimentos para cães, gatos, peixes ou cavalos em sua essência é o mesmo, existindo porém algumas particularidades a cada segmento.

Após serem recebidos e analisados, ingredientes como o milho e farelos proteicos são moídos, e adicionados no misturador, onde serão acrescentados também os micros ingredientes. Em seguida é feita a segunda moagem, agora ainda mais fina, favorecendo um produto extrusado de qualidade e garantindo um bom aproveitamento nutricional pelos animais.

O processo de extrusão baseia-se no cozimento com adição de água sob alta pressão e temperatura em curto espaço de tempo. Por conta desse processo térmico, permite-se utilizar ingredientes que seriam inviáveis fornecê-los crus aos animais, mas após esse cozimento o produto é bem aproveitado pelos mesmos e com alta segurança alimentar.

Devido à alta inclusão de água no processo anterior, necessita-se secar o produto, reduzindo a umidade de 20 a 30% para até 12%. Isso é fundamental para a conservação do produto. Ao longo do processo são avaliadas variáveis importantíssimas como atividade de água e umidade.

Após ser resfriado de volta à temperatura ambiente, o produto recebe seu recobrimento. Nessa etapa, o produto extrusado recebe óleos e palatabilizantes, por meio de um sistema aplicador sobre pressão, formando um sistema de névoa, atingindo toda a superfície dos extrusados. Após isso o produto já está pronto para ser ensacado em embalagens apropriadas e específicas para garantir boa conservação e manter as características do alimento.

A VB Alimentos atua seguindo programas mundialmente conhecidos como BPF (Boas Práticas de Fabricação) e APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Em resumo, garantimos confiabilidade e rastreabilidade dos alimentos produzidos em todas as etapas do processo, do fornecedor ao consumidor final. Buscamos constantemente excelência em qualidade, aperfeiçoamento dos produtos, bem como tecnologia de equipamentos empregados, mantendo padrões durante todo o processo. Sempre focada nos três elementos fundamentais do PIQ-VB (Programa Integrado de Qualidade VB), Nutrição e Saúde Animal, Segurança Alimentar e Performance de seus produtos, a VB Alimentos oferece mais que opções comerciais, oferecemos segurança e garantia de resultados!