processo de produção

O Mercado

A aqüicultura representa um dos setores produtores de alimento que mais rápido cresce no mundo. Em 2005, segundo o departamento de pesca da FAO (Food and Agriculture Organization), a produção aqüícola mundial foi de 48 milhões de toneladas, devendo alcançar 50 milhões em 2010, no Brasil a produção foi de 257,8 mil toneladas. No contexto internacional o Brasil se insere como um país com grande potencial para piscicultura, por possuir um vasto território e ótimas condições climáticas. Na passagem para a próxima década, muitas espécies aquáticas estarão em menor sortimento, pois a demanda por espécies de alto e baixo valor aumenta devido a populações crescentes, padrões de vida, e rendas disponíveis.

O potencial da aqüicultura para enfrentar os desafios de segurança alimentar é claramente demonstrado pela rápida expansão do setor, que cresceu a uma taxa anual média de quase 10 por cento desde 1985. Esse aumento na produção aqüícola levou ao surgimento de técnicas de cultivo intensivo que utilizam altas densidades populacionais, e como conseqüência surgiram também problemas relacionados ao estresse do manejo. Frente a esta realidade fica clara a necessidade do uso de rações de boa qualidade, que forneçam o aporte necessário de proteína, energia, vitaminas e minerais, com capacidade de manter a saúde dos peixes, o bom crescimento e a resistência a doenças.

Por qualquer lado que se olhe o mercado de Pet Food, as perspectivas são bastante animadoras. Quer seja o mercado interno, quer seja o externo, ambos dispõe de grande potencial de crescimento, principalmente o segundo, pois o filão de exportação de alimentos ainda encontra-se muito pouco explorado pelas empresas brasileiras. Este mercado tem se demonstrado extremamente atraente e tem tido ao longo, principalmente dos últimos dez anos, um crescimento bastante significativo e consistente, gerando aumento no volume de vendas de quase todas as empresas.

Com este grande crescimento no segmento de alimentos completos e balanceados para cães e gatos, bem como o desenvolvimento da piscicultura e a sua exigência por produtos eficientes para alimentação dos peixes, o sistema de cozimento por extrusão conquistou seu lugar na produção por causa de sua grande versatilidade, alta eficiência termodinâmica, baixo custo de operação e baixa exigência de espaço por tonelada métrica de produção, além de agregar ao produto final características específicas desejáveis.

Para garantir a qualidade do produto final, a necessidade por maiores cuidados na produção destes alimentos extrusados vem aumentando gradativamente, desde a compra de matérias primas e insumos, até o ensaque e expedição, fazendo com que chegue ao consumidor final produtos com todas as características físico-químicas e biológicas desejáveis preservadas.

Matriz Jaciara - MT: Rodovia BR 364, km 270, Caixa Postal 27, CEP 78820-000, Jaciara - MT